- 26 de abril de 2017
- Postado por: Sergio Bugelli Sutto
- Categoria: Sem categoria
As empresas sofrem diariamente a influência de fatores internos e externos que afetam sua saúde econômica e financeira.
Ter uma noção básica de leitura das demonstrações contábeis possibilita ao empresário ou administrador uma gestão mais inteligente, com visão ampla sobre as tendências em um contexto operacional e dos resultados a serem alcançados, sendo suas decisões mais precisas e assertivas.
São alguns exemplos de Índices:
ÍNDICES DE ENDIVIDAMENTO: Participação do capital de terceiros, endividamento a curto prazo, endividamento total, dependência e independência financeira.
ÍNDICES DE ESTRUTURA DE CAPITAIS DE CURTO E LONGO PRAZO: Capital circulante líquido, capital permanente e capital circulante próprio.
ÍNDICES DE RESULTADO DE GIRO: Giro do ativo não circulante, giro do ativo imobilizado, giro do ativo investimento, giro do patrimônio líquido e necessidade de capital de giro.
INDICES DE IMOBILIZAÇÃO: Imobilização do patrimônio líquido, imobilização do ativo e imobilização sobre recursos não correntes
ÍNDICES DE LIQUIDEZ: Liquidez corrente, liquidez seca, liquidez imediata, liquidez geral e liquidez de recursos próprios
ÍNDICES DE RENTABILIDADE: Margem bruta, margem operacional, margem líquida, rentabilidade do patrimônio líquido, retorno sobre o ativo e giro do ativo.
As informações obtidas pelos índices contábeis representam muito mais que simples indicadores de desempenho. Realizar essas análises a partir de relatórios e números exatos é de suma importância para um diagnóstico real, capaz de espelhar a verdadeira situação líquida e patrimonial da organização.
A TKS Auditoria e Contabilidade pode ajudá-lo a obter índices com a qualidade necessária para a tomada de decisões gerenciais.